Morre Miguel Uribe, senador e pré-candidato à Presidência da Colômbia baleado em comício

Compartilhe

Político de 39 anos estava internado desde junho, quando foi atingido na cabeça durante evento em Bogotá

Créditos reprodução

O senador colombiano Miguel Uribe, de 39 anos, pré-candidato à Presidência da Colômbia, morreu nesta segunda-feira (11/8). Ele estava hospitalizado desde 7 de junho, quando foi baleado na cabeça durante um comício em Bogotá. O político, filiado ao partido de direita Centro Democrático, era considerado um dos favoritos para as eleições presidenciais de março de 2026.

Uribe era neto de um ex-presidente colombiano e filho de uma jornalista assassinada pelo Cartel de Medellín. O ataque ocorreu enquanto ele discursava, sendo atingido por um tiro disparado a poucos metros de distância por um jovem de 15 anos, que, segundo a polícia, foi contratado para cometer o crime. O atirador foi baleado na perna por seguranças, detido e levado a um hospital para atendimento. A arma usada foi uma pistola semiautomática Glock.

Após o atentado, o senador passou por diversas cirurgias e chegou a apresentar melhora temporária, mas sofreu piora no último sábado (9/8), quando médicos detectaram hemorragia no sistema nervoso central. A esposa, Maria Claudia Tarazona, agradeceu as orações e pediu respeito à privacidade da família, chegando a pedir por um “milagre” para a recuperação do marido.

A investigação sobre o crime segue em andamento. Até o momento, cinco pessoas foram presas, incluindo o atirador e Elder José Arteaga Hernández, conhecido como “El Costeño”, apontado como peça-chave na logística do ataque. As autoridades ainda apuram a motivação do homicídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *