Documentário do Canal Brasil resgata o polêmico caso de Orlando Sabino com base em obra de jornalista de Estrela do Sul

Gravações do documentário sobre Orlando Sabino, conhecido como o “Monstro de Capinópolis”, começam em outubro na região do Pontal do Triângulo Mineiro. A produção é do Canal Brasil, com direção de José Joffily, Pedro Rossi e Isabel Joffily, e terá como base o livro-reportagem do jornalista Pedro Popó, de Estrela do Sul, publicado em 2011.
O caso ganhou repercussão nacional entre o final de 1971 e início de 1972, quando diversas mortes na zona rural do Triângulo foram atribuídas a um andarilho que viria a ser preso em Ipiaçu, no dia 10 de março de 1972. Orlando Sabino foi acusado de mais de 20 assassinatos, mas respondeu por 12 e acabou sendo considerado inimputável.
Contudo, investigações posteriores apontam a possibilidade de que Sabino tenha sido usado como bode expiatório pelo regime militar da época, que teria se aproveitado do pânico para justificar ações de repressão a “subversivos” na zona rural. Há indícios de que parte das mortes teria sido motivada por acertos de contas entre moradores da própria região.

A equipe da produtora Coevos Filmes ficará baseada em Ituiutaba entre os dias 9 e 16 de outubro, período em que fará locações nas cidades envolvidas no caso. Estão previstas entrevistas com sobreviventes de ataques, testemunhas, policiais da época e outros personagens marcantes.
O documentário tem estreia prevista para o próximo ano no Canal Brasil.