Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Produção sobre o “Monstro de Capinópolis” começa em outubro no Triângulo Mineiro

Documentário do Canal Brasil resgata o polêmico caso de Orlando Sabino com base em obra de jornalista de Estrela do Sul

Jornalista Pedro Popó, autor do livro-reportagem “O Monstro de Capinópolis”, que inspira documentário do Canal Brasil (foto: arquivo pessoal)

Gravações do documentário sobre Orlando Sabino, conhecido como o “Monstro de Capinópolis”, começam em outubro na região do Pontal do Triângulo Mineiro. A produção é do Canal Brasil, com direção de José Joffily, Pedro Rossi e Isabel Joffily, e terá como base o livro-reportagem do jornalista Pedro Popó, de Estrela do Sul, publicado em 2011.

O caso ganhou repercussão nacional entre o final de 1971 e início de 1972, quando diversas mortes na zona rural do Triângulo foram atribuídas a um andarilho que viria a ser preso em Ipiaçu, no dia 10 de março de 1972. Orlando Sabino foi acusado de mais de 20 assassinatos, mas respondeu por 12 e acabou sendo considerado inimputável.

Contudo, investigações posteriores apontam a possibilidade de que Sabino tenha sido usado como bode expiatório pelo regime militar da época, que teria se aproveitado do pânico para justificar ações de repressão a “subversivos” na zona rural. Há indícios de que parte das mortes teria sido motivada por acertos de contas entre moradores da própria região.

Orlando Sabino, conhecido como “O Monstro de Capinópolis”, no registro da época de sua prisão em 1972 (foto: arquivo pessoal)

A equipe da produtora Coevos Filmes ficará baseada em Ituiutaba entre os dias 9 e 16 de outubro, período em que fará locações nas cidades envolvidas no caso. Estão previstas entrevistas com sobreviventes de ataques, testemunhas, policiais da época e outros personagens marcantes.

O documentário tem estreia prevista para o próximo ano no Canal Brasil.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *