Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Detentos aprendem culinária no presídio de Iturama

Projeto Cozinha Escola profissionaliza internos e favorece remição de pena em Minas Gerais

Internos do presídio de Iturama recebem instruções práticas no Projeto Cozinha Escola, que alia capacitação profissional e remição de pena (foto: Divulgação/Sejusp)

Detentos do presídio de Iturama estão tendo a oportunidade de participarem do projeto Cozinha Escola. A iniciativa colocada em prática no início desta semana, conta com a parceria da empresa Serving Group. Após serem avaliados por uma Comissão Técnica de Classificação 32 custodiados estão aprendendo culinária e auxiliam na produção da comida para o próprio presídio.

No Projeto Cozinha Escola os detentos recebem aulas teóricas e práticas, ministradas pela nutricionista da unidade, Elisangela Freitas, que orienta os participantes nas técnicas de planejamento de refeições. A atividade acontece dia sim, dia não, e funciona não só como profissionalizante, mas também como meio de remição de pena. Cada três dias de colaboração equivale a um dia a menos da pena.

Os detentos atuam no curso por seis meses, enquanto aprendem sobre culinária. Ao fim, recebem um certificado de conclusão que, futuramente, quando egressos, servirá como oportunidade de trabalho.

O diretor-geral da unidade prisional, Paulo César Duarte, destaca que o Projeto Cozinha Escola é revolucionário, pois permite que o preso se profissionalize e, ao mesmo tempo, faz com que a alimentação consumida na unidade prisional seja produzida pelos próprios presos.

“Iniciativas como essa trazem ao mesmo tempo responsabilidade, trabalho em equipe, reinserção social, autoconfiança e ajudam na escolha de novos caminhos na vida”, afirmou.

Compartilhe:
Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *