Evento reúne shows, oficinas e feira de artesanato com participação do Caps Inácio Ferreira; programação segue até domingo (27), com atrações gratuitas

A 6ª edição do Festival de Inverno de Peirópolis segue animando Uberaba neste fim de semana com uma programação cultural diversificada e gratuita. O evento, que teve início na sexta-feira (25), continua até domingo (27), reunindo artistas locais e nacionais em apresentações nos Palcos Peirópolis e Museu, além de oficinas, exposições e uma feira de artesanato com foco na inclusão social.

Na sexta-feira (25), a abertura do festival foi marcada por apresentações que encantaram o público e deram o tom vibrante do fim de semana cultural. A banda uberabense Black Pantera surpreendeu ao levar ao Palco Peirópolis um show acústico inédito, adaptando com maestria o peso e a intensidade do metal que os consagrou em uma performance intimista e poderosa. Na sequência, o público foi tomado pela nostalgia com o show de Renato Quase Russo, artista de Uberlândia que resgatou os grandes sucessos da Legião Urbana com fidelidade e emoção. Fechando a noite no Palco Museu, o jornalista e músico Edson Santana apresentou o “Luau do Raul Seixas”, em uma performance espirituosa e cheia de irreverência, fazendo jus ao legado do eterno Maluco Beleza.

Neste sábado (26), o público pode conferir shows de Ivan Barreto (20h) e Venosa (22h) no Palco Peirópolis. Já no Palco Museu, se apresentam Irmãos McCoy (15h), Waldemar e Banda (17h), Bateria Tom Maior (19h) e Chavala (0h). No domingo (27), a programação se encerra com Trio Sucupira (15h) no Palco Museu, seguido por Pedro Amui (17h) e Ana Cañas (19h), que traz para o Palco Peirópolis a turnê “Vida Real”.

Um dos destaques da programação é a Feira de Artesanato, realizada das 10h às 17h, com a participação do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Inácio Ferreira. Apoiado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Fundação Cultural de Uberaba, o espaço expõe e comercializa peças produzidas por pacientes e familiares durante atividades de terapia ocupacional.
Estão à venda itens como mandalas, bijuterias, velas decorativas e porta-joias. “Esta participação representa uma oportunidade única e fundamental para promover a inclusão social efetiva dos pacientes. Eventos como este quebram barreiras e valorizam talentos em acompanhamento psicossocial”, destacou Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da SMS.
Com o tema “A Arte que nos Habita – em Tom Maior”, o festival reforça a proposta de democratizar o acesso à cultura, promover o bem-estar e fortalecer laços entre a comunidade, os artistas e os serviços públicos.