|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, ganhou um novo marco na educação municipal com a inauguração da UME Edson Arantes do Nascimento, a maior escola construída pela Prefeitura nos últimos 12 anos. A unidade homenageia não apenas o ídolo do futebol, mas o cidadão Pelé, reconhecido por seu apoio à formação de jovens e crianças.
A cerimônia de entrega contou com a presença da família do Rei do Futebol — sua irmã Maria Lúcia Nascimento, o cunhado Davi Benedito Magalhães, a sobrinha Danielle do Nascimento Magalhães Zilli e o neto Octávio Felinto Neto — além de ex-jogadores do Santos FC como Manoel Maria, Lalá e Negreiros.
“Sabemos da importância do investimento em educação. Edson Arantes, o Pelé, sempre apoiou a Educação por saber que ela é a base para o futuro, e um dos pilares da cidadania. Esta sabedoria do craque é exemplo para todos nós”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
Com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório, sala de artes, estudioteca, espaço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra poliesportiva e vestiários, a nova unidade atenderá alunos do ensino fundamental II (6º ao 9º ano). Todo o complexo é 100% acessível, climatizado e monitorado por câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO).
A vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, destacou que a escola representa um avanço para a cidade. “É um marco para a educação de Santos, oferecendo ambientes adequados para o aprendizado, valorizando profissionais e acolhendo estudantes.”
Localizada na Avenida Ana Costa, a UME estabelece conexão com a Igreja Bom Pastor, tombada pelo patrimônio histórico, e integra a paisagem urbana com uma praça de entrada que também serve como espaço de convivência.
O projeto arquitetônico da nova escola, assinado pelas profissionais da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), adotou soluções sustentáveis como ventilação cruzada, iluminação natural, reaproveitamento de águas pluviais, conforto térmico e eficiência energética. “Foi pensado para garantir ensino de qualidade e bem-estar a toda a comunidade escolar”, destacou a secretária Larissa Oliveira Cordeiro.
