|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Iniciativa garante compra direta da produção rural e destina alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social
Produtores rurais participaram, nesta sexta-feira (6), do lançamento local do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que vai investir R$ 500 mil na compra direta de alimentos produzidos por agricultores familiares. A iniciativa contempla 40 produtores selecionados e prevê a distribuição dos alimentos por meio do Banco de Alimentos, atendendo famílias em situação de vulnerabilidade e instituições sociais.
A execução do programa começou em janeiro e segue até agosto, com a previsão de aquisição de cerca de 50 mil quilos de alimentos. Os pagamentos serão feitos mensalmente, com limite individual de até R$ 12.500 por agricultor, garantindo renda direta e mais segurança para a comercialização da produção.
Durante o encontro, a prefeita Elisa Araújo destacou o papel fundamental dos agricultores familiares na segurança alimentar. “É um trabalho desafiador, que exige dedicação diária e enfrentamento das dificuldades do campo. Esse programa reconhece esse esforço e transforma produção em dignidade”, afirmou.
De acordo com a Secretaria do Agronegócio, além de fortalecer a economia rural, o PAA amplia o alcance das políticas públicas de combate à insegurança alimentar. Os alimentos adquiridos beneficiarão cerca de 400 famílias acompanhadas pelos serviços socioassistenciais e 22 instituições do terceiro setor.
Morador da comunidade rural de São Basílio, Donizetti Aparecido participa do programa pela terceira vez e destaca a importância da renda extra. “Sou aposentado e essa ajuda faz muita diferença para garantir melhores condições de vida”, contou.
O lançamento contou ainda com a presença de representantes de associações rurais e da Emater-MG, reforçando a integração entre produtores, entidades de apoio técnico e poder público.
