O Governo de São Paulo entregou nesta segunda-feira (26) a obra de revitalização do Mercado Municipal de Santos, no Centro Histórico da cidade. Com investimento de R$ 18,1 milhões, o espaço ganhou novas estruturas e será um polo de cultura e economia criativa. No entanto, apesar da cerimônia oficial, o local ainda não está aberto ao público.
Segundo nota da Prefeitura de Santos, o equipamento — agora denominado Centro Cultural Plínio Marcos — funcionará como espaço de eventos e terá sua primeira atividade apenas no sábado (31). Os detalhes da programação serão divulgados nos canais oficiais da administração municipal.
O mercado integra o Distrito Turístico de Santos, iniciativa do Governo do Estado lançada em 2024, que também abrange o Valongo e a Vila Belmiro. O modelo busca atrair investimentos públicos e privados, com incentivos fiscais e aumento no fluxo de visitantes.
“Criamos o distrito turístico justamente para ver essa área sendo revitalizada. O Mercado será dedicado à cultura e ao lazer e vai proporcionar um maior fluxo de turistas”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante o evento.
A obra contemplou novas estruturas metálicas e de concreto, pisos de porcelanato, cerâmica, forro de gesso, guarda-corpo, pintura, sistemas de climatização, iluminação de LED, instalações de acessibilidade, paisagismo, entre outras melhorias.
Mesmo revitalizado e entregue, o espaço segue fechado até o início oficial das atividades culturais.
