|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Com foco na informação e na detecção precoce, a Secretaria de Saúde de Mongaguá (SP) participa da campanha nacional Janeiro Roxo, voltada à prevenção da hanseníase. O município mantém um cenário controlado da doença e promove ações educativas para conscientizar a população.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, apenas um caso de hanseníase foi registrado em 2025, com acompanhamento completo pela rede municipal. Em 2026, até o momento, não há novos registros.
Entre os sinais de alerta para a hanseníase estão: manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência em mãos e pés, fraqueza muscular e dor nos nervos. O diagnóstico precoce é essencial para evitar sequelas.
Moradores podem buscar atendimento em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Os casos suspeitos ou confirmados são acompanhados pela médica Dra. Isabela Prieto, na UBS da Vila Operária.
O tratamento é gratuito e, uma vez iniciado, o paciente deixa de transmitir a doença, podendo manter suas atividades normalmente.
Como parte da mobilização, nesta quinta-feira (22), a UBS Jardim Primavera (Av. Nossa Senhora de Fátima, 1.801 – Agenor de Campos) realiza uma ação especial de orientação a partir das 8h, com atendimento aberto ao público.
