|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Guarujá (SP) prorrogou até 26 de janeiro o prazo para o cadastro de bandas e blocos carnavalescos que desejam participar dos desfiles de rua entre os dias 6 e 17 de fevereiro. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do Município e protocolar o pedido na Secretaria Municipal de Cultura (Secult), na Rua Azuil Loureiro, 235, bairro Santa Rosa, das 10h às 12h e das 14h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A organização do carnaval ficará a cargo da Comissão de Carnaval, responsável por autorizar os pedidos de circulação e apresentações nas vias públicas. As decisões e notificações serão publicadas no Diário Oficial do Município. A regulamentação foi estabelecida por meio de uma resolução conjunta das secretarias de Cultura (Secult), Defesa e Convivência Social (Sedecon) e Mobilidade Urbana (Semob), divulgada em 10 de janeiro.
Segundo o secretário de Cultura, Marcelo Wallez, o credenciamento é o primeiro passo para a definição das regras e trajetos dos desfiles, que serão discutidos com representantes das secretarias envolvidas, da Polícia Militar e de outros órgãos de segurança e infraestrutura. “É uma festa que celebra a diversidade e o uso democrático dos espaços públicos”, destacou.
Conforme o cronograma definido, os desfiles terão limite de quatro bandas ou blocos por dia, com apenas um por bairro e intervalo mínimo de duas horas entre eles. Cada apresentação terá até 90 minutos de duração, além de 30 minutos de concentração, com encerramento obrigatório até as 22h.
O repertório deve ser exclusivamente carnavalesco, sendo vedadas músicas com apologia ao crime, drogas, violência, discriminação ou ataques a instituições públicas. Os grupos também deverão contratar segurança privada e solicitar, junto à Secult, autorização para bloqueio de vias.
