|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Prefeitura de Mongaguá, por meio da Secretaria de Assistência Social, dará um importante passo em direção à inclusão neste sábado (17), às 10h, com a entrega das primeiras quatro cadeiras anfíbias revitalizadas. O objetivo é possibilitar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aproveitem a praia com mais conforto e segurança. As cadeiras estarão disponíveis na Praia do Centro, em frente à Praça Dudu Samba, ao lado do Corpo de Bombeiros, durante todo o verão, ou enquanto houver demanda.
Esses equipamentos, que estavam em condições inadequadas de uso e armazenados em um depósito no bairro Agenor de Campos, passaram por uma revitalização completa. As Secretarias de Obras Públicas e de Assistência Social foram responsáveis pela recuperação das cadeiras, incluindo limpeza, pintura, reparos estruturais, manutenção das rodas e itens de segurança, com foco na economia de recursos públicos e valorização do patrimônio municipal.
A prefeita Cristina Wiazowski visitou o local nesta sexta-feira (16), véspera da entrega, para conferir o trabalho realizado. Durante a visita, ela destacou a importância da ação: “Nossa missão é garantir que Mongaguá seja uma cidade de todos e para todos. Ver esses equipamentos recuperados e prontos para o uso é uma vitória da nossa administração. Esse é o papel de uma gestão responsável: otimizar os recursos que já temos para entregar serviços que impactam positivamente a vida das pessoas”, afirmou a prefeita.
As quatro cadeiras revitalizadas incluem duas adquiridas pelo município e duas de um antigo programa do Governo do Estado, que haviam sido repassadas à cidade, mas estavam fora de uso. Agora recuperadas, as cadeiras farão parte do serviço de banho de mar assistido, garantindo segurança e dignidade para os usuários.
A operação do serviço contará com o apoio da ONG Esporte Vida, por meio do projeto de surf inclusivo coordenado pelo voluntário Júlio César. A equipe da ONG ficará responsável pela guarda dos equipamentos e organização dos empréstimos, oferecendo acolhimento, orientação e garantindo o uso seguro das cadeiras, com foco em um atendimento especializado ao público PcD.
Essa iniciativa faz parte de um projeto maior de acessibilidade, que envolve as Secretarias de Assistência Social, Esporte, Turismo, Educação e Saúde. O próximo passo será a recuperação de outras oito cadeiras já existentes e a ampliação de pontos de atendimento, incluindo a Plataforma de Pesca. A Administração Municipal também estuda solicitar novos equipamentos ao Governo do Estado, com o objetivo de expandir ainda mais o serviço em 2026.
