|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Campanha propõe reflexão sobre equilíbrio, bem-estar e acesso aos serviços de atendimento psicológico ao longo de 2026
A campanha Janeiro Branco chama a atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental e para a necessidade de olhar com mais atenção para o equilíbrio emocional. Em 2026, o movimento traz como tema “Paz. Equilíbrio. Saúde Mental”, convidando a população a refletir sobre a relação com o tempo, as emoções e a qualidade de vida.
Criada por psicólogos brasileiros, a iniciativa tem como objetivo estimular o diálogo sobre questões emocionais como ansiedade, depressão, falta de autocuidado e outros transtornos psicológicos, além de incentivar práticas que promovam o bem-estar individual e coletivo.
Por meio da Rede de Atenção Psicossocial, a Secretaria Municipal de Saúde oferece atendimento à demanda espontânea, com acesso inicial pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A rede é composta pelo CAPSi, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes de 3 a 17 anos com quadros graves de saúde mental; pelo CAPS Dr. Inácio Ferreira e pelo CAPS Maria Boneca, que atendem adultos e idosos; além do CAPS AD III, especializado no cuidado de pessoas com uso abusivo de álcool e outras drogas. Casos de média complexidade são acompanhados pelo Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP).
Mais informações sobre os atendimentos podem ser obtidas pelos telefones: Diretoria de Atenção Psicossocial (3331-2797), SIAP (3312-7253), CAPSi (3311-5836), CAPS Dr. Inácio Ferreira (3312-0414) e CAPS AD III, com funcionamento 24 horas (3322-3007).
