Publicidade
Trump divulgou a primeira foto de Nicolás Maduro após a captura na Venezuela. A imagem foi a primeira divulgada após a operação conduzida por forças dos Estados Unidos.
Trump divulgou a primeira foto de Nicolás Maduro após a captura na Venezuela. A imagem foi a primeira divulgada após a operação conduzida por forças dos Estados Unidos.
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em coletiva de imprensa que a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, durou apenas 47 segundos. Segundo Trump, a ação foi rápida, precisa e planejada ao longo de semanas por forças especiais norte-americanas.

De acordo com o presidente americano, a operação ocorreu durante a madrugada e foi acompanhada em tempo real pela Casa Branca por meio de transmissão das equipes em campo. Trump afirmou que o objetivo era capturar Maduro com vida e retirá-lo do país sem permitir qualquer reação organizada.

Ainda segundo Trump, a operação havia sido marcada inicialmente para quatro dias antes, mas precisou ser adiada devido às condições climáticas. Quando finalmente executada, a ação contou com apoio de inteligência e com colaboração interna dentro da própria estrutura venezuelana, o que teria facilitado o acesso ao local onde Maduro se encontrava.

Tentativa de negociação antes da captura

Trump afirmou que conversou com Maduro cerca de uma semana antes da operação, quando o líder venezuelano teria tentado negociar uma saída. O presidente dos EUA disse que não aceitou nenhum acordo, sem detalhar quais condições teriam sido colocadas na mesa.

Segundo Trump, a decisão foi seguir com a operação militar para efetuar a captura diretamente, encerrando qualquer possibilidade de negociação naquele momento.

Explosões, apagões e retirada do país

Durante a ação, explosões foram registradas em Caracas, além de relatos de apagões em algumas regiões da capital venezuelana. Trump afirmou que houve feridos entre os envolvidos na operação, mas que nenhum militar americano morreu.

Após ser capturado, Maduro e a primeira-dama, Cilia Flores, foram retirados da Venezuela e levados para uma embarcação militar dos Estados Unidos. Trump divulgou uma imagem mostrando Maduro algemado a bordo do navio, vestindo moletom, óculos escuros e protetores auriculares.

A expectativa do governo americano é que Maduro seja levado para Nova York, onde deve responder a processos já existentes na Justiça dos Estados Unidos.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu