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O Governo de São Paulo concluiu o processo licitatório da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, com o consórcio Acqua Vias SP declarado oficialmente como vencedor. A informação foi publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, após análise da documentação de habilitação e ausência de recursos administrativos.
Formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes, o consórcio agora segue para a homologação da licitação e adjudicação, etapas que antecedem a assinatura do contrato, prevista para o primeiro semestre de 2026.
O contrato terá duração de 20 anos e prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, a maioria 100% elétricas, além da requalificação e ampliação de 20 terminais em todo o Estado. Estão previstas ainda a implantação de novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas de automação e segurança.
“A PPP vai triplicar a capacidade de transporte, eliminar gargalos e oferecer um serviço mais eficiente, confortável e com menor impacto ambiental”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. A estimativa é de que o projeto reduza em até 18 mil toneladas as emissões de CO₂ por ano, consolidando-se como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do Brasil.
A PPP também se destacou internacionalmente ao se tornar o primeiro projeto no país a receber a certificação Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reconhecendo seu alto padrão em governança, sustentabilidade e responsabilidade social.
Próximos passos
Após a assinatura do contrato, terá início a fase de transição operacional. Nos três primeiros meses, as operações continuarão sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em regime de cooperação com a concessionária, que assumirá totalmente a gestão no sétimo mês.
O plano de investimentos será implementado gradualmente, com todas as travessias operando em capacidade plena até o sétimo ano de concessão, com frota elétrica ativa e terminais modernizados.
Travessias contempladas
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São Sebastião–Ilhabela
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Santos–Vicente de Carvalho
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Santos–Guarujá
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Bertioga–Guarujá
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Cananéia–Continente
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Cananéia–Ilha Comprida
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Cananéia–Ariri
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Iguape–Juréia
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Bororé–Grajaú
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Taquacetuba–Bororé e João Basso–Taquacetuba
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Porto Paraitinga
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Porto Varginha
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Porto Natividade da Serra
