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O Governo de São Paulo concluiu o processo licitatório da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, com o consórcio...
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O Governo de São Paulo concluiu o processo licitatório da Parceria Público-Privada (PPP) das Travessias Hídricas, com o consórcio Acqua Vias SP declarado oficialmente como vencedor. A informação foi publicada nesta sexta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, após análise da documentação de habilitação e ausência de recursos administrativos.

Formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Rodonave Navegações, Zetta Infraestrutura e Participações e Innovia Soluções Inteligentes, o consórcio agora segue para a homologação da licitação e adjudicação, etapas que antecedem a assinatura do contrato, prevista para o primeiro semestre de 2026.

O contrato terá duração de 20 anos e prevê a aquisição de mais de 40 novas embarcações, a maioria 100% elétricas, além da requalificação e ampliação de 20 terminais em todo o Estado. Estão previstas ainda a implantação de novas oficinas de manutenção, centros de controle operacional, cabines automáticas de cobrança e sistemas de automação e segurança.

“A PPP vai triplicar a capacidade de transporte, eliminar gargalos e oferecer um serviço mais eficiente, confortável e com menor impacto ambiental”, afirmou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini. A estimativa é de que o projeto reduza em até 18 mil toneladas as emissões de CO₂ por ano, consolidando-se como um dos maiores programas de descarbonização do transporte aquaviário do Brasil.

A PPP também se destacou internacionalmente ao se tornar o primeiro projeto no país a receber a certificação Blue Dot Network, concedida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), reconhecendo seu alto padrão em governança, sustentabilidade e responsabilidade social.

Próximos passos

Após a assinatura do contrato, terá início a fase de transição operacional. Nos três primeiros meses, as operações continuarão sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), em regime de cooperação com a concessionária, que assumirá totalmente a gestão no sétimo mês.

O plano de investimentos será implementado gradualmente, com todas as travessias operando em capacidade plena até o sétimo ano de concessão, com frota elétrica ativa e terminais modernizados.

Travessias contempladas

  • São Sebastião–Ilhabela

  • Santos–Vicente de Carvalho

  • Santos–Guarujá

  • Bertioga–Guarujá

  • Cananéia–Continente

  • Cananéia–Ilha Comprida

  • Cananéia–Ariri

  • Iguape–Juréia

  • Bororé–Grajaú

  • Taquacetuba–Bororé e João Basso–Taquacetuba

  • Porto Paraitinga

  • Porto Varginha

  • Porto Natividade da Serra

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