|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cidade de Praia Grande iniciou oficialmente nesta segunda-feira (15) as ações da Operação Verão 2025/2026 com a chegada de cerca de 500 policiais militares, que participarão de um treinamento de dois dias na Colônia de Férias dos Comerciários, no Bairro Mirim. Esses agentes integram o efetivo total de quase 2 mil profissionais de segurança que atuarão na cidade durante a temporada.
Os policiais permanecerão em Praia Grande até o final do Carnaval, com atuação em pontos estratégicos. Durante a recepção aos agentes, o secretário municipal de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, destacou a importância do reforço, especialmente em um período que chega a reunir até 2 milhões de pessoas entre Natal e Réveillon.
Além dos PMs, 76 alunos e três oficiais da Academia do Barro Branco se juntarão ao patrulhamento da orla, principais avenidas e centros comerciais. Já as regiões mais internas e próximas à Via Expressa Sul seguirão com o efetivo fixo local, que conta com aproximadamente 500 agentes.
Ao longo da orla serão instalados 28 pontos de estacionamento para viaturas, motos e quadriciclos. A Polícia Rodoviária também contará com reforço de 40 agentes e quatro viaturas entre a Via Expressa Sul e o Km 296 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. O patrulhamento aéreo terá apoio de duas aeronaves, sendo uma vinda da capital.
As praias já contam com 31 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, além de dez soldados e cabos do Grupamento Marítimo. O Corpo de Bombeiros também será reforçado com 16 agentes e duas viaturas de salvamento. A Polícia Civil terá aumento de efetivo em todos os plantões, com ocorrências concentradas na Central de Polícia Judiciária (CPJ).
A Operação Verão é viabilizada por convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, com a administração municipal arcando com hospedagem e alimentação dos agentes deslocados.
A Guarda Civil Municipal (GCM) também intensificará sua atuação com cerca de 500 agentes em escalas extras, incluindo grupamentos especializados como Guarda Costeira, Ambiental, Romu e Gtran. Patrulhamentos com bicicletas também farão parte da operação na orla.
Outro destaque da estrutura é o uso da tecnologia: Praia Grande conta com mais de 3.600 câmeras integradas ao Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), com sistemas de reconhecimento facial, leitura de placas e apoio por drones.
