Publicidade
Foto: Reprodução internet
Foto: Reprodução internet
Getting your Trinity Audio player ready...

Regras de transição da Previdência ficam mais rigorosas a partir de janeiro

As regras de transição da Reforma da Previdência sofrerão novas mudanças a partir de 1º de janeiro de 2026, com aumento da idade mínima e da pontuação exigida para a aposentadoria de parte dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Pela regra de pontos, a exigência sobe em um ponto. As mulheres passarão a precisar de 93 pontos, com no mínimo 30 anos de contribuição, enquanto os homens deverão atingir 103 pontos, com pelo menos 35 anos de contribuição. A pontuação resulta da soma da idade com o tempo de contribuição.

Já na regra da idade mínima progressiva, o aumento será de seis meses. Em 2026, as mulheres precisarão ter 59 anos e 6 meses de idade, além de 30 anos de contribuição. Para os homens, a exigência será de 64 anos e 6 meses de idade, com 35 anos de contribuição.

As alterações não afetam a regra permanente da aposentadoria por idade, que permanece em 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, respeitando o tempo mínimo de contribuição exigido.

Com a complexidade crescente das normas previdenciárias e as mudanças graduais previstas nas regras de transição, especialistas reforçam a importância do planejamento da aposentadoria, para que o segurado escolha a modalidade mais vantajosa no momento do pedido.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu