|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A cidade de São Vicente, no litoral paulista, eliminou mais de 8 mil focos do mosquito Aedes aegypti somente no mês de novembro. A ação foi coordenada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), ligada à Secretaria da Saúde (Sesau), que realiza diariamente vistorias para prevenção e controle da dengue.
As visitas domiciliares, realizadas a cada três meses, alcançaram 10 mil imóveis em novembro. Além das residências, as equipes também fiscalizaram estabelecimentos como lojas, borracharias, ferros-velhos e escolas. Os trabalhos são executados pelos Agentes de Combate às Endemias (ACEs).
Segundo o levantamento do mês, os principais criadouros estavam em ralos de quintais e subsolos de prédios, pratos de vasos de plantas, latas e plásticos. Os bairros com maior incidência foram Rio Branco, Nova São Vicente, Esplanada do Barreiros, Parque São Vicente e Centro, onde as ações de educação em saúde e vistorias são reforçadas.
Nas demais regiões, as visitas seguem o cronograma trimestral, com atenção especial a imóveis cadastrados, como escolas, borracharias e supermercados.
A UVZ reforça que a principal medida contra a dengue é a eliminação de criadouros. Entre as recomendações estão manter o lixo em sacos fechados, limpar calhas, higienizar ralos com sabão e cloro, usar pratos justapostos em vasos e telar depósitos de água.
