Publicidade
(foto: divulgação/ Secom/ PMU)
(foto: divulgação/ Secom/ PMU)
Getting your Trinity Audio player ready...

Representantes da Saúde discutem estratégias para enfrentar período de maior incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde marcou presença na Jornada Mineira das Arboviroses – Seminário Macrorregional de Preparação para o Período Sazonal 2025/2026, realizada nesta quinta e sexta-feira no anfiteatro da ABCZ. O encontro reuniu gestores, técnicos e profissionais dos 27 municípios do Triângulo Sul para alinhar estratégias de prevenção e resposta às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e por outros vetores.

Organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, o seminário reforçou ações de planejamento, integração dos serviços e preparação da rede assistencial para o período de maior circulação de dengue, zika, chikungunya, febre amarela e febre oropouche.

Durante o primeiro dia, foram debatidos o cenário epidemiológico regional, os planos de contingência, o fluxo de medicamentos, critérios de uso do UBV (fumacê), além de comunicação e mobilização social. Na sexta-feira, médicos e enfermeiros participaram de atividades específicas sobre classificação, diagnóstico e manejo dos pacientes acometidos pelas arboviroses.

Para a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Oliveira, a agenda foi estratégica para reforçar medidas preventivas antes do período sazonal. O evento foi conduzido pelas equipes estaduais de Vigilância das Arboviroses, Controle Vetorial e pelo Nuvepi da SRS de Uberaba.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu