|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Estruturas em Fronteira e Pirajuba marcam início da implantação do serviço em toda a macrorregião
As duas primeiras bases descentralizadas do Samu Regional começaram a funcionar após serem inauguradas nesta segunda-feira (24) em Fronteira e Pirajuba. As entregas fazem parte da implantação do serviço que atenderá 27 municípios do Triângulo Sul e deve beneficiar cerca de 800 mil moradores. A cerimônia contou com a presença da presidente do Cistrisul, Elisa Araújo, e do secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.
A Central de Regulação do Samu Regional ficará instalada em Uberaba, que também sediará uma das 17 bases descentralizadas e receberá cinco ambulâncias. A previsão é que todas as estruturas estejam operando até dezembro. Com a regulação concentrada, todas as chamadas feitas ao 192 na região serão atendidas na cidade, onde médicos farão a avaliação clínica e direcionamento para o hospital mais adequado.
O serviço regionalizado amplia a capacidade de resposta em municípios menores, que dependem de centros de maior porte para atendimentos de urgência. Durante a solenidade, o secretário estadual destacou que, com a expansão, Minas Gerais deve alcançar 100% de cobertura do Samu.
O avanço é resultado de um convênio de R$ 18,4 milhões firmado entre o Governo de Minas e o Cistrisul, que permitiu a compra de 24 ambulâncias — 19 de suporte básico e cinco de suporte avançado — além de equipamentos para as novas bases. Os profissionais aprovados no processo seletivo do consórcio iniciarão o treinamento em 1º de dezembro.
