|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Cubatão recebeu, nesta quinta-feira (13), uma delegação da cidade chinesa de Shenzhen, formada por oito representantes de diversas áreas. O grupo esteve no Jardim Casqueiro para conhecer o protótipo das casas flutuantes, projeto sustentável construído em aço naval e desenvolvido como solução habitacional adaptada às mudanças climáticas.
A visita teve como foco o intercâmbio de experiências voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável e à preservação ambiental — temas centrais também para Shenzhen, cidade com 17,56 milhões de habitantes e considerada um polo global de tecnologia e logística.
Durante a agenda, a comitiva também visitou o projeto de urbanização da Vila dos Pescadores, que prevê quase 1.400 apartamentos com infraestrutura completa, consolidando um modelo de requalificação urbana integrado.
“Ficamos muito felizes em receber a comitiva chinesa e apresentar esse grande projeto das Casas Flutuantes. É muito importante mostrar ao mundo que Cubatão deu a volta por cima nos desafios do passado”, destacaram os secretários Allan Mathias (Governo) e Fabrício Lopes (Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo).
Sobre as casas flutuantes
O projeto visa proporcionar moradia digna e sustentável para as famílias da comunidade, que atualmente vivem em condições precárias. Serão construídas 80 unidades flutuantes, com 54 m² cada, em aço naval e com vista para o Rio Casqueiro. Além das casas, o projeto inclui um restaurante e um centro de meio ambiente, com foco na integração da população local e na preservação ambiental.
