Publicidade
(foto: divulgação/ Faemg Senar)
(foto: divulgação/ Faemg Senar)
Getting your Trinity Audio player ready...

Iniciativa do Senar incentiva produtores rurais a cultivarem espécies nativas para recomposição ambiental e uso próprio

A região do Triângulo Mineiro recebeu nesta semana a última capacitação do Projeto Pró-Mudas, iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) que estimula produtores rurais a cultivarem mudas de espécies nativas para consumo próprio e recomposição ambiental. O treinamento foi realizado em Uberaba e reuniu 20 instrutores e técnicos de campo de cinco estados — Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.

De acordo com o analista técnico Alexandre Martins, do Sistema Faemg Senar, o projeto busca dar autonomia aos produtores para produzirem suas próprias mudas utilizando recursos disponíveis nas propriedades. “O objetivo é que o produtor consiga produzir as mudas que precisa, a partir da coleta e tratamento das sementes. Isso ajuda na conservação ambiental e no cumprimento da legislação”, destacou.

O programa adota viveiros padronizados de 25 metros quadrados e oferece treinamento prático sobre o plantio de espécies dos biomas Cerrado e Mata Atlântica. Com o término da capacitação, os participantes se tornam multiplicadores do projeto e poderão repassar o conhecimento a outros produtores rurais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do ISN Online Triângulo no WhatsApp

A engenheira agrônoma Juliana Pamplona, do Senar do Rio Grande do Norte, afirmou que o projeto levará benefícios diretos ao campo. “Vamos disseminar as informações sobre restauração florestal e contribuir com o desenvolvimento do agronegócio”, disse.

Produtores locais também aprovaram a iniciativa. “Com essas mudas vou restaurar áreas da minha propriedade e fazer o sombreamento dos piquetes”, comentou Alessandra Lopes Silva, do Sítio Recanto da Paz.

O Pró-Mudas passou ainda pelos estados do Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás, capacitando 90 profissionais em todo o país. A partir de agora, o curso estará disponível no catálogo de treinamentos do Sistema Faemg Senar.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu