Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve reuniões bilaterais nesta quarta-feira (5), em Belém (PA), com o vice-primeiro-ministro...
Créditos: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve reuniões bilaterais nesta quarta-feira (5), em Belém (PA), com o vice-primeiro-ministro da China, Ding Xuexiang, e com a presidente de Honduras, Xiomara Castro, no contexto da Cúpula de Líderes que antecede oficialmente a COP30, a conferência climática da ONU.

Representando o presidente chinês Xi Jinping, o vice-primeiro-ministro Ding expressou o apoio da China à presidência brasileira da COP30 e desejou sucesso à Cúpula de Belém, que tem início nesta quinta-feira (6). O representante destacou o bom momento das relações bilaterais, especialmente após a elevação do vínculo para “Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável”, e lembrou as visitas de Estado realizadas em 2024 por Xi ao Brasil e por Lula a Pequim.

Durante a conversa, Lula apresentou os principais projetos brasileiros para a COP30, com ênfase no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que visa remunerar investidores enquanto gera renda para países com florestas preservadas. Também destacou o Compromisso de Belém, que busca quadruplicar o uso de combustíveis sustentáveis até 2035.

Brasil e China trataram ainda das sinergias entre seus projetos de desenvolvimento, que já resultaram em mais de 50 iniciativas conjuntas nas áreas de infraestrutura, energias renováveis, inteligência artificial, semicondutores, satélites, saúde e finanças. Os líderes reiteraram o desejo de aprofundar o diálogo entre a China e o MERCOSUL, e destacaram a importância da 8ª Sessão Plenária da COSBAN, marcada para 2026 no Brasil.

No encontro com Xiomara Castro, presidente de Honduras, Lula reforçou que a COP30 será um marco para a transição da fase de debate para a de implementação dos compromissos climáticos. Xiomara endossou a visão brasileira e destacou os esforços de Honduras em promover ações concretas de preservação ambiental, com foco especial nas florestas tropicais e em mecanismos de financiamento, como o TFFF e os mercados de carbono.

Durante a reunião, a presidente hondurenha manifestou interesse em firmar parcerias com o Brasil para obras de infraestrutura energética, modernização da Força Aérea — com fins de combate a ilícitos ambientais e apoio a comunidades isoladas —, além da renovação de um Acordo de Defesa entre os dois países.

Ao final do encontro, Lula e Xiomara decidiram acionar suas equipes para avançar nas frentes de cooperação discutidas. O presidente brasileiro também desejou sucesso às eleições presidenciais que ocorrerão em breve no país centro-americano.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu