|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Durante a abertura da Cúpula de Líderes, evento pré-COP30 realizado nesta quinta-feira (6) em Belém (PA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a urgência de ações concretas contra as mudanças climáticas e criticou a influência de forças extremistas que, segundo ele, fabricam inverdades para ganhos eleitorais e perpetuam desigualdades e a degradação ambiental.
“O momento de agir está se esgotando”, alertou Lula, afirmando que a COP30 será “a COP da verdade” e pedindo coragem para transformar a realidade climática atual. O presidente ressaltou que a humanidade já tem conhecimento científico suficiente sobre a crise climática há décadas, mas que decisões concretas têm demorado a ser tomadas.
Ele também mencionou os legados das últimas duas conferências do clima — COP28, em Dubai, e COP29, em Baku — como pontos de partida para a conferência em Belém. “Belém honrará os legados das COPs 28 e 29”, garantiu.
Ao longo de sua fala, Lula chamou atenção para dois “descompassos” que dificultam o avanço no combate às mudanças climáticas: a desconexão entre o discurso diplomático e a realidade prática, e a falta de sintonia entre a geopolítica internacional e a urgência ambiental.
A Cúpula de Líderes segue até sexta-feira (7) e reúne chefes de Estado e autoridades internacionais. O evento dá início ao ciclo político de discussões que marcarão a COP30, prevista para acontecer em novembro de 2025, também em Belém.
