|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por uma avaliação médica especializada. O objetivo é verificar a compatibilidade de seu estado de saúde com as condições de atendimento médico e nutricional oferecidas no Complexo Penitenciário da Papuda, caso ele venha a ser preso.
O pedido, formalizado em ofício encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes na segunda-feira (3), considera a proximidade do julgamento dos embargos de declaração na ação penal que investiga a chamada “trama golpista”. A análise dos recursos começa nesta sexta-feira (7) e pode se estender até a próxima semana. A Seape destaca que há possibilidade de um ou mais réus serem recolhidos ao sistema prisional do DF.
No documento, o secretário da pasta, Wenderson Souza e Teles, destaca o histórico de cirurgias abdominais recentes de Bolsonaro e sua condição médica geral. Ele também menciona que, durante prisão domiciliar anterior, o ex-presidente foi avaliado em casa para evitar deslocamentos emergenciais com escolta.
A Seape relembra um episódio ocorrido em 16 de setembro de 2025, quando foi necessária a condução emergencial de Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde ele precisou passar a noite internado.
A solicitação reforça a preocupação das autoridades locais em garantir que, caso o ex-presidente seja condenado e precise cumprir pena na Papuda, ele receba a assistência adequada, conforme determina a legislação.
