|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Petrobras informou nesta sexta-feira (31) que aplicará uma redução média de 1,7% no preço dos contratos de gás natural firmados com distribuidoras a partir de novembro de 2025. A queda se refere ao valor da molécula do gás e segue os ajustes trimestrais previstos contratualmente, que consideram variações no preço do petróleo Brent e na cotação do dólar.
Para o novo trimestre, a Petrobras apontou que o petróleo Brent subiu 2,18%, enquanto o câmbio real/dólar teve apreciação de 3,83% — ou seja, o valor do dólar em reais caiu. Ainda assim, a média ponderada dos fatores resultou na redução dos preços.
Desde dezembro de 2022, a empresa acumula uma redução média de cerca de 33% no valor da molécula do gás natural vendido às distribuidoras.
A estatal esclareceu que o impacto ao consumidor final pode variar conforme os custos de transporte, o portfólio de suprimento de cada distribuidora, tributos e margens comerciais das empresas de distribuição. Portanto, nem sempre a redução é percebida integralmente nas contas de gás.
A Petrobras também informou que essa atualização não se aplica ao GLP (gás liquefeito de petróleo), popularmente conhecido como gás de cozinha, vendido em botijões ou a granel.
