|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O presidente da China, Xi Jinping, não comparecerá à Cúpula do Clima que ocorrerá nos dias 6 e 7 de novembro, em Belém (PA), segundo informou nesta sexta-feira (31/10) o Ministério das Relações Exteriores chinês. Em seu lugar, será enviado o vice-primeiro-ministro Ding Xuexiang, que antes fará uma visita oficial ao Uruguai.
O evento antecede a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) e reunirá lideranças de 143 países, incluindo 53 chefes de Estado e de governo.
Apesar da ausência de Xi, a diplomacia chinesa reforçou o compromisso do país com a agenda ambiental. O porta-voz Guo Jiakun destacou que, recentemente, o presidente participou de duas cúpulas climáticas lideradas pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na ocasião, Xi Jinping apresentou as novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) da China, com metas de redução de emissões e transição energética.
“O presidente Xi demonstrou o papel de liderança da China na governança climática e sua imagem como uma grande potência responsável”, afirmou o porta-voz.
A presença do vice-premiê Ding Xuexiang sinaliza a intenção da China de manter o engajamento nas discussões sobre mudanças climáticas, com ênfase no multilateralismo e na cooperação global para enfrentar a crise ambiental.
