|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo (Sesa) está investigando mais 10 casos suspeitos de contaminação biológica no Hospital Santa Rita, em Vitória. Os novos casos envolvem pacientes e acompanhantes, sendo dois deles internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e oito em enfermarias. A informação foi confirmada pelo secretário da Sesa, Tyago Hoffmann, em entrevista à TV Gazeta neste sábado (25).
Segundo Hoffmann, os pacientes apresentam sintomas semelhantes aos dos 26 funcionários do hospital que já foram diagnosticados com a infecção. “Esse número pode ser ainda maior e isso já começa a acender um alerta ainda maior para a secretaria”, destacou o secretário.
Entre os 26 casos confirmados entre funcionários, 19 precisaram de internação. Até a tarde de sábado, oito pessoas seguem hospitalizadas, três delas em UTIs.
As autoridades de saúde ainda investigam a origem da contaminação, que pode ter sido causada por bactérias ou fungos. A Sesa considera hipóteses como falhas nos sistemas de água ou ar-condicionado da unidade.
Os novos casos estão sendo acompanhados em hospitais diversos no estado. “Estamos coletando amostras de sangue, urina, exames pulmonares e também investigando se essas pessoas estavam na mesma ala e no mesmo período dos casos anteriores”, explicou Hoffmann.
O Hospital Santa Rita ainda não confirmou se os casos suspeitos estão diretamente relacionados à mesma origem da infecção entre os funcionários, mas colabora com a apuração conduzida pela Sesa.
