|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) convocou cerca de quatro milhões de beneficiários para a realização da prova de vida. O aviso foi emitido por meio do extrato bancário dos responsáveis pelo pagamento dos benefícios.
Segundo o INSS, essas pessoas não tiveram o procedimento validado automaticamente pelos sistemas da autarquia. Agora, têm 30 dias, a partir da data do aviso, para realizar a comprovação de vida, sob risco de bloqueio dos pagamentos.
A prova de vida pode ser feita de forma digital, acessando o site ou aplicativo Meu INSS e seguindo as instruções para o reconhecimento facial, se solicitado. Em alguns bancos, também é possível fazer o procedimento presencialmente, apresentando um documento oficial com foto. Algumas instituições financeiras ainda oferecem a opção online por seus próprios aplicativos ou sites.
O INSS reforça que não realiza visitas domiciliares para coletar dados nem solicita a prova de vida por telefone, mensagens ou e-mails. O órgão alerta para que beneficiários não compartilhem dados pessoais, senhas ou documentos com terceiros fora dos canais oficiais, a fim de evitar golpes.
