|
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O céu brasileiro será palco de um raro espetáculo astronômico nos próximos dias. O cometa C/2025 A6, conhecido como cometa Lemmon, está se aproximando ao máximo da Terra e poderá ser observado a olho nu em diversas regiões do país, especialmente entre os dias 25 e 28 de outubro.
Descoberto em janeiro deste ano pelo observatório Mount Lemmon, no Arizona (EUA), o cometa tem se destacado por sua luminosidade incomum. De acordo com o site especializado Star Walk, Lemmon é o cometa mais fácil de ser visto em 2025 em ambos os hemisférios.
O ponto de maior proximidade do corpo celeste foi registrado na última terça-feira (21), coincidindo com a Lua Nova — condição que proporciona um céu mais escuro e favorável à observação. A expectativa é que o cometa atinja seu pico de brilho na segunda-feira (27).
No Brasil, Lemmon estará visível até 12 de novembro, mas o melhor período para observá-lo será neste fim de semana. Em Brasília, por exemplo, o cometa poderá ser visto por volta das 18h22 e desaparecerá do horizonte até 19h21. Em outras regiões do país, os horários devem variar pouco.
Embora seja possível avistá-lo a olho nu, Lemmon se parecerá com uma estrela fraca e ligeiramente borrada. O uso de binóculos ou telescópios é recomendado para uma melhor visualização. Para observar o fenômeno, é ideal procurar locais escuros, afastados de luzes artificiais e com céu limpo.
O espetáculo é considerado uma oportunidade única: segundo cálculos astronômicos, o cometa só deve retornar às proximidades da Terra daqui a cerca de 1.300 anos.
