Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem se reunir neste domingo...
Créditos: Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, podem se reunir neste domingo (26/10) na Malásia, segundo fontes diplomáticas brasileiras ouvidas pela agência Reuters. O encontro seria parte da agenda paralela da cúpula da ASEAN, da qual ambos os líderes participarão.

Embora o jornal O Globo tenha informado que o encontro já estaria acertado, diplomatas brasileiros afirmam que ainda não houve confirmação oficial por parte da Casa Branca. Um representante do governo norte-americano admitiu que há “discussões para facilitar” a reunião, após uma ligação recente entre os dois presidentes sobre temas econômicos e comerciais.

Desde agosto, Trump impôs tarifas de 50% sobre a maioria das importações brasileiras, em uma escalada nas tensões comerciais. O republicano alegou que a medida foi uma resposta ao que classificou como “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que em setembro foi condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

A expectativa do governo brasileiro é de abrir diálogo para reverter ou amenizar as tarifas, que representam um impacto direto sobre exportações nacionais, especialmente em setores como o agronegócio e a siderurgia.

Trump embarca nesta sexta-feira (24) à noite para sua primeira viagem oficial à Ásia em seu segundo mandato. A agenda inclui paradas na Malásia, Japão e Coreia do Sul. Na Malásia, o presidente norte-americano terá um encontro com o primeiro-ministro local e participará do jantar de líderes da ASEAN.

Ainda segundo a Casa Branca, a agenda do republicano inclui reuniões de alto nível com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, e com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung. O ponto alto da viagem será o esperado reencontro com o presidente da China, Xi Jinping, marcado para a quinta-feira (30), antes do retorno de Trump aos Estados Unidos.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu