Publicidade
Sanae Takaichi, de 64 anos, foi eleita no último dia 21 de outubro a 104ª primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira...
Créditos: Reuters/Kim Kyung-Hoon
Getting your Trinity Audio player ready...

Sanae Takaichi, de 64 anos, foi eleita no último dia 21 de outubro a 104ª primeira-ministra do Japão, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. A eleição aconteceu em uma sessão extraordinária da Dieta, o parlamento japonês, onde Takaichi obteve 237 votos de um total de 465 na Câmara Baixa e 123 de 246 na Câmara Alta no primeiro turno.

Embora tenha garantido uma vitória no primeiro turno, Takaichi não conseguiu conquistar a maioria absoluta na Câmara Alta, o que resultou em um segundo turno na qual disputou contra Yoshihiko Noda, líder do principal partido de oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão. No segundo turno, a nova primeira-ministra conquistou 125 votos, o suficiente para garantir sua vitória.

Takaichi, que se tornou presidente do Partido Liberal Democrata (PLD) em 4 de outubro, substituindo Shigeru Ishiba, tem se destacado por suas posições conservadoras e sua defesa de uma política de austeridade. Embora o Japão tenha sido historicamente lento em avanços na igualdade de gênero, Takaichi se tornou um símbolo da quebra de barreiras femininas, ainda que com uma postura relutante em relação às políticas de gênero, afirmando que a linhagem monárquica japonesa deve continuar sendo ocupada exclusivamente por homens.

Admiradora de Margaret Thatcher, Takaichi compartilha com a ex-primeira-ministra britânica uma linha de governo austera e conservadora, com a intenção de adotar políticas fortes e marcantes no Japão. Eleita para o parlamento pela primeira vez em 1993, em sua cidade natal, Nara, Takaichi desempenhou papéis importantes no governo, incluindo ministra de Segurança Econômica, Assuntos Internos e Igualdade de Gênero, embora sua experiência diplomática seja limitada.

Takaichi, uma figura proeminente da ala mais à direita do PLD, agora assume a liderança do Japão em um momento decisivo para o país, com suas propostas que refletem seu perfil conservador e sua visão para o futuro do Japão.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu