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Projeto do Corredor Porto-Indústria será apresentado ao Conselho da Autoridade Portuária
Foto Divulgação PMC
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A cidade de Cubatão (SP) irá apresentar, na próxima terça-feira (21), o projeto do Corredor Porto-Indústria (COPI) durante reunião do Conselho da Autoridade Portuária (CAP), realizada na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS). A proposta é considerada estratégica pela Administração Municipal para solucionar os recorrentes congestionamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI).

O projeto prevê a construção de uma via expressa com 13,5 km de extensão, ligando diretamente o Polo Industrial de Cubatão à região da Alemoa, no Porto de Santos. A estimativa é que o trajeto, que atualmente leva cerca de 30 minutos, passe a ser percorrido em apenas 10 minutos. A via teria duas faixas de rolamento, acostamento e capacidade para até 20 mil veículos por dia.

Segundo o prefeito César Nascimento, o COPI seria uma extensão natural da futura terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, cujo impacto será limitado se os gargalos nas rodovias Anchieta e Cônego Domênico Rangoni não forem resolvidos. “Com mais uma pista ligando o planalto à Baixada, mais veículos farão esse trajeto. Se as rodovias locais permanecerem como estão, os engarrafamentos tendem a piorar”, alerta.

Fotos: Divulgação PMC

Atualmente, cerca de 12 mil caminhões passam diariamente por Cubatão com destino ao Porto de Santos. Com a conclusão da terceira pista e a operação do futuro megaterminal de contêineres STS10, esse número pode saltar para 29,4 mil por dia — um aumento estimado em até 145%.

A apresentação do COPI ao CAP também marca a primeira participação oficial de Cubatão no conselho, após a conquista de um assento permanente em negociação com a APS. Para o prefeito, a presença da cidade no colegiado é essencial. “Cubatão tem uma relação histórica com o Porto de Santos. O que acontece aqui impacta toda a região, inclusive Santos. Também temos porto em nosso território. É justo termos voz nas decisões”, reforça.

O projeto, se viabilizado, promete transformar a logística da Baixada Santista, desafogar o trânsito nas principais rodovias de acesso ao porto e acelerar a movimentação de cargas na maior estrutura portuária da América Latina.

Fotos: Divulgação PMC

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