Publicidade
Municípios da Baixada avançam em convênio de integração entre Guardas Municipais
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

As nove cidades da Baixada Santista deram mais um passo rumo à integração das Guardas Civis Municipais (GCMs). Em reunião realizada no Salão Nobre do Paço Municipal de São Vicente, representantes das corporações discutiram os avanços do convênio regional que pretende padronizar capacitações, promover treinamentos compartilhados e ampliar a cooperação entre os municípios na área da segurança pública.

A proposta apresentada visa unir forças entre as GCMs para otimizar recursos logísticos e financeiros, adquirir equipamentos de forma integrada e promover operações conjuntas. A medida também busca fortalecer a comunicação entre as corporações e elevar o nível técnico dos agentes por meio de formações padronizadas.

O comandante Rubens Goes, responsável pela apresentação, destacou a importância da oficialização do acordo. “A integração entre as guardas pode aprimorar a capacidade técnica por meio do compartilhamento de informações, além de possibilitar um acordo de cooperação para auxílio mútuo. As guardas poderão atuar em operações conjuntas em outras cidades, fortalecendo a segurança em toda a região”, afirmou.

Embora algumas dessas ações já aconteçam informalmente, os gestores municipais enfatizaram a necessidade de formalizar o convênio para garantir alinhamento entre as diretrizes das cidades. “Essas ações já são realizadas, mas ainda não foram formalizadas. Essa oficialização pode ampliar o alcance do trabalho e impactar muito positivamente nossa região”, declarou o prefeito de São Vicente e presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista), Kayo Amado.

O secretário de Defesa e Organização Social de São Vicente, Silvio Damasceno, destacou os efeitos práticos da medida na rotina dos moradores. “A cooperação proporcionará maior percepção de segurança e aumento do efetivo disponível. A padronização de procedimentos e a qualificação dos agentes vão contribuir para que os cidadãos, em suas atividades cotidianas de trabalho e lazer, sintam-se mais seguros”, avaliou.

Também participaram do encontro os secretários municipais de Segurança Thalita Walperes (Bertioga), Argeo Rodrigues (Mongaguá) e Milton Saldiba (Itanhaém), além de representantes das Guardas Civis de todas as cidades da Baixada.

O processo de tramitação para a assinatura do convênio segue em andamento, com novos desdobramentos previstos nas próximas reuniões do Condesb.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu