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O leilão do TECOM Santos 10, novo terminal de contêineres do Porto de Santos (SP), ainda não tem data definida, cercado por debates regulatórios.
Inicialmente, empresas já atuantes no porto seriam impedidas de participar, para evitar concentração de mercado. Uma alternativa em discussão permitiria a participação, desde que realizassem desinvestimentos em outros terminais caso fossem vencedoras.
Segundo o consultor portuário Lucas Moreno, o projeto vai além do transporte de cargas. “O leilão do TECOM Santos 10 é estratégico para viabilizar o novo terminal de passageiros no Valongo, movimentando turismo e economia local. Do valor estimado da outorga — cerca de R$ 5 bilhões — R$ 1,2 a R$ 1,3 bilhão seriam destinados ao terminal de cruzeiros”, afirma.
Hoje, o terminal provisório apresenta dificuldades de acesso, incluindo passagem sobre linha férrea, prejudicando a experiência turística. A mudança para o Valongo depende do andamento do leilão e deve ocorrer nos próximos anos.
A expectativa inicial era de leilão ainda em 2025, mas a possibilidade de judicialização pode adiar o processo.