Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Polícia Civil prendeu Danilo Pereira Pena, de 36 anos, conhecido como “Matemático”, por suspeita de envolvimento no assassinato de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral de São Paulo e secretário de Administração de Praia Grande. A captura ocorreu durante o cumprimento de mandado de prisão temporária e de busca e apreensão, em uma pousada no bairro Morumbi, zona sul de São Paulo.
Com formação de nível superior e sem passagens anteriores pela polícia, Danilo é apontado como responsável por intermediar a logística entre outros suspeitos já detidos, determinando que um deles levasse outro participante do crime de São Vicente para a capital paulista. Ele foi o sexto detido entre os envolvidos no assassinato, que ocorreu no dia 15 de setembro deste ano, na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, bairro Nova Mirim, em Praia Grande.
As investigações indicam que o crime foi minuciosamente planejado. Os criminosos ficaram de tocaia aguardando a saída do ex-delegado do expediente. Ruy foi alvejado com diversos disparos de fuzil após uma perseguição de aproximadamente 500 metros. O veículo da vítima colidiu com um ônibus e capotou, momento em que três homens armados se aproximaram e o executaram. Durante a ação, uma tia e um sobrinho da vítima também foram atingidos por tiros, sendo socorridos e encaminhados à UPA do bairro Quietude.
Ruy Ferraz Fontes teve uma carreira de mais de 40 anos na Polícia Civil, onde ocupou cargos de destaque no combate ao crime organizado. Foi delegado-geral entre 2019 e 2022, tendo liderado departamentos estratégicos como o Deic, Denarc e Decap. Desde 2023, atuava como secretário municipal em Praia Grande.
Até o momento, seis pessoas foram presas, uma morreu em confronto com a polícia e outras duas seguem foragidas. Entre os detidos, estão integrantes com ligações ao crime organizado e envolvidos diretamente na logística do assassinato. Um dos foragidos é suspeito de ter ordenado a retirada de um dos fuzis utilizados na execução.
A operação segue em andamento para localizar os últimos suspeitos e esclarecer os detalhes da articulação criminosa por trás do ataque.