Publicidade
São Vicente é pioneira na implantação da faixa azul para motociclistas na Baixada Santista
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A cidade de São Vicente, na Baixada Santista, acaba de se tornar pioneira na região ao implantar, de forma experimental, a faixa azul para motociclistas. Com 4 km de extensão, a medida visa melhorar a segurança no trânsito, oferecendo mais proteção aos condutores, passageiros, pedestres e, especialmente, a categorias de motociclistas como motoboys e motociclistas de aplicativos.

A faixa azul será instalada inicialmente em dois importantes trechos da cidade: na Orla do Itararé, em ambos os sentidos, e na Avenida Marechal Deodoro, entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira.

A Prefeitura de São Vicente adota a iniciativa como uma medida pioneira na Baixada Santista, antecipando-se a um estudo do Ministério dos Transportes, que prevê a expansão da faixa azul em nível nacional. A iniciativa já é um sucesso comprovado em São Paulo, onde as motofaixas foram implantadas há três anos. De acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a medida resultou na redução de 47% no número de óbitos decorrentes de acidentes de trânsito na capital paulista, demonstrando a eficácia do projeto.

“Essa medida já beneficia mais de 500 mil motociclistas em São Paulo. Apesar do aumento de 5,6% nas mortes no trânsito no Estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano, na capital o índice de óbitos caiu 7,6% desde a implantação das faixas azuis. O sucesso desses dados é uma prova de que a medida funciona e, por isso, outras cidades já receberam autorização para implantar a faixa azul em caráter experimental. São Vicente sai na frente, adotando uma estratégia que será disseminada em todo o Brasil”, afirmou o responsável pela implementação da faixa azul na cidade.

A Prefeitura de São Vicente não para por aí e já estuda a possibilidade de ampliar a implantação da faixa azul para outros pontos estratégicos do município, visando a segurança e o fluxo mais eficiente no trânsito.

Investimentos em Mobilidade Urbana

A implantação da faixa azul é apenas uma das várias iniciativas da Administração Municipal para melhorar a mobilidade urbana em São Vicente. Além da faixa azul, a cidade tem investido na revitalização das ciclovias das Avenidas Antônio Emmerich e Tupiniquins, e nas reurbanizações da Linha Vermelha e da Avenida Ulisses Guimarães. A construção da alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes também é uma das importantes ações que visam garantir mais fluidez e segurança no tráfego da cidade.

Com essas medidas, São Vicente está avançando em direção a uma mobilidade urbana mais moderna e sustentável, preparando o município para um futuro com mais segurança para todos os usuários das vias públicas.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu