Publicidade
ilustração de sismógrafo que analisa tremor
Getting your Trinity Audio player ready...

Abalos ocorreram em Planura e Juiz de Fora; nenhum dano foi registrado

Minas Gerais voltou a registrar atividade sísmica neste fim de semana, com dois tremores de terra identificados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Os eventos foram de baixa magnitude e não causaram danos estruturais, embora tenham sido percebidos por moradores em algumas regiões.

O tremor mais recente ocorreu na manhã deste domingo (5), no município de Planura, no Triângulo Mineiro, com magnitude de 2,8 mR na escala Richter. Apesar de considerado leve, o abalo pôde ser sentido por pessoas próximas ao epicentro. A prefeitura e os bombeiros da cidade foram procurados, mas não há registros de danos.

No sábado (4), um tremor de magnitude 1,7 mR foi registrado em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Moradores da região do bairro Santa Luzia relataram estrondos e trepidações em portas e janelas, o que levou o Corpo de Bombeiros a receber cerca de 20 chamadas. A Defesa Civil local realizou vistorias em imóveis na zona sul, mas não identificou nenhum dano.

Segundo o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, os tremores em Minas são comuns e provocados por pressões geológicas na crosta terrestre. Em setembro, o estado registrou ao menos oito sismos, incluindo dois em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A escala Richter classifica eventos abaixo de 3 graus como leves. Apesar de perceptíveis, geralmente não causam danos estruturais.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu