Publicidade
Santos cria unidade para planejar e executar revitalização do Parque Valongo
Foto reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

A Prefeitura de Santos oficializou a criação da Unidade de Gerenciamento do Programa de Recuperação e Restauração do Parque Valongo (UGP/Parque Valongo), responsável por planejar, coordenar e fiscalizar todas as ações ligadas ao projeto de revitalização do espaço. O decreto que institui a unidade foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (2).

A nova UGP será vinculada à Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) e contará com 11 membros nomeados pelo prefeito. A equipe terá atribuições que vão desde a elaboração e compatibilização de projetos arquitetônicos, estruturais e de restauro, até a comunicação direta com a Autoridade Portuária de Santos (APS), além de fiscalizar e garantir a qualidade das obras.

De acordo com a secretária de Obras e Edificações, Larissa Oliveira Cordeiro, a medida trará mais agilidade e eficiência ao processo. “Proporciona a possibilidade de um trabalho mais técnico, com uma equipe especialmente formada para atender às necessidades das obras no local. Com isso, vai resultar em maior fluidez e eficiência na resolução das demandas que surgem à medida que a obra vai sendo executada”, afirmou.

O decreto também prevê a possibilidade de participação de representantes da sociedade civil, universidades e outros órgãos públicos, convidados pelo gestor do programa, para colaborar com a unidade sempre que necessário.

A UGP substitui a estrutura criada em outubro de 2023, que era vinculada ao Gabinete do Prefeito e contava apenas com um gestor apoiado por técnicos de diferentes áreas da administração.

Terceira fase das obras

O Parque Valongo encontra-se atualmente na terceira fase de implantação, que inclui a revitalização do Armazém 3, urbanização e paisagismo do entorno, além do restauro da Casa de Pedra.

Na primeira fase, foi realizada a integração entre Porto e Cidade, com a reconquista da linha d’água. A segunda fase foi marcada pela construção da passarela sobre a Rua Tuiuti e a Avenida Perimetral.

O projeto é considerado estratégico para o Centro Histórico de Santos, estimulando o turismo, a geração de emprego, renda e novas oportunidades. A iniciativa reúne esforços do Município, da Autoridade Portuária de Santos (APS), do Governo Federal e da iniciativa privada.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu