Publicidade
ISN online Foto Portal (16)
Getting your Trinity Audio player ready...

A Polícia Civil de São Paulo iniciou uma ação para recuperar celulares com queixa de roubo ou furto no estado por meio do envio de notificações diretamente aos aparelhos. As pessoas que receberem o alerta deverão comprovar a origem legal do celular ou devolvê-lo espontaneamente às autoridades. Caso não cumpram a orientação no prazo de três dias, poderão responder por receptação.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), cerca de 1,5 mil notificações já foram disparadas com base em cruzamentos entre dados de boletins de ocorrência e informações de operadoras telefônicas. A medida visa identificar aparelhos com restrição criminal que foram reativados por terceiros.

Além das mensagens nos celulares, a Polícia também cumpre mandados judiciais e realiza fiscalizações em comércios para desarticular redes de revenda ilegal. A operação faz parte do SP Mobile, sistema estadual lançado inicialmente na capital e ampliado para todo o estado desde junho.

Em fases anteriores da ação, quase 300 aparelhos foram recuperados e devolvidos às vítimas. Para facilitar a devolução, é essencial que o boletim de ocorrência inclua o número de identificação do celular (IMEI), que pode ser encontrado na caixa do produto ou na nota fiscal.

“É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, explicou Rodolfo Latif Sebba, coordenador do programa.

Desde o início da operação, mais de 8 mil celulares foram recuperados no estado, sendo 3,8 mil já devolvidos. De janeiro a agosto deste ano, São Paulo registrou 173,3 mil furtos ou roubos de celulares número 5% menor que no mesmo período de 2024.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu