Publicidade
MGC-452 entre Tupaciguara e Araporã
Getting your Trinity Audio player ready...

Rodovia estratégica para o agronegócio será restaurada após anos de abandono; obras começam após o período de chuvas

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) anunciou a liberação de R$ 96 milhões para a recuperação completa da MGC-452, no trecho entre Tupaciguara e Araporã, no Triângulo Mineiro. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (2), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Tupaciguara, e será oficializado com a publicação do edital nesta sexta (3) no Diário Oficial de Minas Gerais.

As obras devem começar após o período de chuvas, em 2026, com duração estimada de um ano. Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Guimarães Novais, a recuperação será profunda, incluindo reconstrução de trechos, obras de drenagem, novos acostamentos e troca de sinalização. “Além de beneficiar a economia local, vamos salvar vidas”, destacou.

O trecho da MGC-452 é considerado um dos mais críticos do estado. A estrada, que movimenta cerca de R$ 1 bilhão por ano em produtos agrícolas e industriais, figura entre as oito rodovias com mais acidentes e é a sexta mais letal de Minas Gerais, conforme dados apresentados pela deputada estadual Maria Clara Marra (PSDB), autora do requerimento que originou a audiência.

A parlamentar comemorou o avanço, afirmando que a iniciativa é resultado de uma luta coletiva de lideranças locais, como o Movimento Renova 452, e da união entre Tupaciguara e Araporã. “Estamos desrespeitando o direito de ir e vir e o direito à vida. Agora, temos um compromisso concreto”, afirmou.

Moradores que participaram da audiência também celebraram o anúncio. Um deles, o comerciante Lione Martins Diniz, de 81 anos, relatou ter testemunhado a implantação da estrada nos anos 1970 e lamentou seu abandono ao longo dos anos. Agora, com a perspectiva de revitalização, planeja abrir um posto de combustível no local.

A expectativa do DER-MG é assinar o contrato da obra ainda em 2025. Os trabalhos serão fiscalizados de perto por representantes das duas cidades. “Vamos cobrar do início ao fim. A luta agora é para que o projeto vire realidade”, disse Moacir Júnior, presidente da Câmara de Tupaciguara. Valdivino José, presidente da Câmara de Araporã, reforçou o caráter regional da conquista.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu