Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Marinha de Israel anunciou nesta quarta-feira (1º) que interceptou embarcações da Flotilha Global Sumud (GSF), que levavam ajuda humanitária para Gaza, e deteve os ativistas a bordo. Entre eles estão a ativista sueca Greta Thunberg, além de ao menos dez brasileiros e um argentino residente no Brasil, segundo informações da Agência Brasil.
Entre os brasileiros detidos estão o ativista Thiago Ávila e a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE). Ao todo, cerca de 50 embarcações participaram da iniciativa, que tentava furar o bloqueio israelense para entregar alimentos, água potável, medicamentos e brinquedos à população da Faixa de Gaza.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel afirmou que as embarcações foram “paradas com segurança” e que os ocupantes estão sendo levados para um porto israelense. Segundo o governo, todos os detidos — incluindo Thunberg — estão “seguros e saudáveis”.
Imagens divulgadas por autoridades israelenses mostram Greta Thunberg sentada no convés de um dos barcos, recebendo água e um casaco de um militar. Ainda não há informações sobre quanto tempo os ativistas permanecerão sob custódia nem sobre possíveis medidas legais.