Getting your Trinity Audio player ready...
|
Duas pessoas morreram e outras três ficaram gravemente feridas após um ataque em frente à sinagoga Heaton Park Hebrew Congregation, em Crumpsall, no norte de Manchester, na manhã desta quinta-feira (2). O autor do crime avançou com um carro contra pedestres, depois desceu do veículo e esfaqueou um homem que chegava ao local, que morreu na hora.
O criminoso tentou entrar na sinagoga, que estava cheia por conta do Yom Kippur — o dia mais sagrado do judaísmo —, mas foi baleado por policiais e morreu. Ele vestia um cinturão que aparentava ser de explosivos, o que levou a polícia a realizar uma explosão controlada após evacuar os fiéis.
De acordo com as autoridades, além do homem esfaqueado, uma segunda vítima morreu em decorrência do ataque, enquanto outras três seguem hospitalizadas em estado grave. Um dos feridos era segurança da sinagoga.
A operação de resposta envolveu o protocolo Plato, usado no Reino Unido para incidentes de grande escala, incluindo possíveis ataques terroristas. Helicópteros, bombeiros e serviços de emergência atuaram no local, que foi isolado.
O prefeito da Grande Manchester, Andy Burnham, classificou o episódio como “um incidente sério” e pediu que moradores evitem a região. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, determinou reforço da segurança em sinagogas e comunidades judaicas de todo o país.