Publicidade
A cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, registrou mais um caso suspeito de morte por intoxicação com metanol...
Créditos: EFE/EPA/Neil Hall
Getting your Trinity Audio player ready...

A cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, registrou mais um caso suspeito de morte por intoxicação com metanol presente em bebidas alcoólicas adulteradas. A vítima é um homem de 45 anos, que morreu de forma súbita em sua residência na noite da última terça-feira (30). A ocorrência está sendo investigada pela Secretaria Municipal de Saúde e ainda não foi oficialmente notificada às autoridades estaduais.

Além do novo óbito, o município notificou três outros casos suspeitos de intoxicação por metanol. As vítimas seguem internadas no Hospital de Urgência de São Bernardo.

Conforme balanço da Secretaria Estadual da Saúde divulgado nesta quarta-feira (1°), o estado de São Paulo contabiliza 25 casos suspeitos de contaminação por metanol. Destes, sete foram confirmados e 18 permanecem sob investigação. O número de mortes atribuídas à substância chega a cinco — uma confirmada na capital e quatro em análise (três na capital e uma em São Bernardo).

O governo paulista instaurou um gabinete de crise para coordenar ações de emergência e determinou a interdição cautelar de todos os estabelecimentos envolvidos nos casos de bebidas adulteradas.

As autoridades intensificaram as operações de fiscalização. Apenas nos últimos dias, cerca de 50 mil garrafas de bebidas suspeitas foram apreendidas, além de 15 milhões de selos de autenticidade falsificados. A Polícia Civil prendeu dois suspeitos e interditou pelo menos quatro estabelecimentos comerciais.

O metanol é uma substância tóxica e inflamável, que pode causar náuseas, tontura, convulsões, cegueira e até a morte. A ingestão geralmente ocorre após o consumo de bebidas alcoólicas falsificadas, produzidas com adição da substância para simular produtos de marcas conhecidas, como vodca e gin.

A Secretaria Estadual de Saúde orienta a população a procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas após o consumo de bebidas suspeitas.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu