Getting your Trinity Audio player ready...
|
Uma sessão do filme “Demon Slayer: Castelo Infinito” foi interrompida no último sábado (13) no shopping Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo, após uma mãe levar seus filhos menores de idade para assistir ao longa-metragem, que possui classificação indicativa para maiores de 18 anos. O incidente gerou confusão e atraiu a polícia para o local.
De acordo com relatos de espectadores nas redes sociais, funcionários da rede de cinemas Cinemark pediram que as crianças saíssem da sala após a verificação de que o filme era impróprio para menores. No entanto, a família se recusou a deixar o local, o que resultou em uma situação tensa que durou quase uma hora, até que a polícia foi chamada para intervir.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o caso foi registrado na Delegacia Eletrônica e encaminhado ao 66° Distrito Policial (Jardim Aricanduva). A mãe registrou boletim de ocorrência, relatando que, no momento da compra dos ingressos, não havia informações sobre a classificação indicativa do filme.
A rede Cinemark, por sua vez, esclareceu que a família foi inicialmente impedida de entrar na sessão por conta da classificação indicativa de +18 anos. A Cinemark também explicou que, embora a família tenha tentado assistir ao filme sem a devida autorização, outras duas famílias perceberam o movimento e tentaram fazer o mesmo. A rede destacou que, diante da resistência das famílias em se retirar, a sessão foi interrompida e a polícia acionada. Após a chegada dos policiais, os clientes deixaram o local e a exibição foi retomada.
Nota na Íntegra da Cinemark:
“A Cinemark informa que cumpre as determinações legais do Ministério da Justiça e Segurança Pública, órgão responsável pela classificação indicativa dos filmes, bem como declara que amplamente divulgou nas suas redes sociais, site, app e bilheteiras físicas as condições de acesso para o filme ‘Demon Slayer: Castelo Infinito’ com classificação indicativa de +18 anos.
Nos comunicados é informado que clientes de 16 e 17 anos podem assistir ao filme, mediante autorização preenchida pelos responsáveis ou acompanhados dos mesmos, e que clientes de 15 anos ou menos não podem assistir ao filme, mesmo que acompanhados dos pais ou com autorização preenchida. Todos os clientes que garantiram seus ingressos antecipadamente foram orientados sobre o pedido de reembolso, caso necessário.
Em relação ao ocorrido, a Cinemark esclarece que, no último sábado, dia 13, uma família com dois menores de idade chegou ao cinema para assistir a ‘Demon Slayer: Castelo Infinito’ e, devido à classificação indicativa de +18 anos, foram impedidos de entrar. Não aceitando a determinação, a família decidiu entrar na sala, sem autorização, e foi acompanhada de outras duas famílias que, ao perceberem esse movimento, também resolveram se dirigir à sala sem estarem autorizadas.
Após todos serem chamados para se retirarem, e não terem colaborado com o pedido, a sessão foi interrompida e a polícia foi acionada, tanto por uma das famílias quanto pelos colaboradores da Cinemark. A atitude da Rede teve como objetivo cumprir as determinações legais. Após a chegada dos policiais, os clientes deixaram o local e a sessão foi reestabelecida. A Rede reforça que preza pelo cumprimento das normas definidas, informa que as famílias envolvidas foram reembolsadas e lamenta o transtorno causado aos demais clientes que estavam na sala e devidamente autorizados a assistirem ao filme.”
O episódio levanta questões sobre o cumprimento das classificações indicativas nos cinemas, especialmente em relação à conscientização de pais e responsáveis sobre as restrições para determinados filmes. A Cinemark reiterou seu compromisso com a aplicação das normas de classificação indicativa e o cumprimento das leis vigentes, além de reforçar que reembolsou os clientes envolvidos na situação.