Publicidade
Controladores de voo anunciam paralisações em setembro e outubro
Foto Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...

Controladores de voo civis contratados pela NAV Brasil anunciaram paralisações parciais nos dias 24, 26 e 30 de setembro, e 2 de outubro, afetando aeroportos estratégicos como Guarulhos, Viracopos, Santos Dumont e Galeão. A greve ocorrerá em dois turnos por dia — das 11h às 12h e das 15h às 16h — e pretende suspender todas as decolagens nesses períodos, com exceção de voos prioritários, como aeromédicos e operações de emergência. Pousos não serão impactados.

A mobilização abrange cerca de 37% das operações de pouso e decolagem no Brasil e visa denunciar condições precárias de trabalho na NAV, empresa pública responsável por 43 aeroportos e que, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo, não realiza concurso público há 14 anos. Isso teria causado sobrecarga de pessoal, jornadas exaustivas e risco à segurança aérea.

A NAV Brasil presta os serviços de Controle de Aproximação (APP) e Controle de Aeródromo (TWR), que coordenam a movimentação de aeronaves em pousos, decolagens e taxiamentos, além da aproximação nas regiões aeroportuárias. Os serviços são fundamentais para a segurança do tráfego aéreo nacional.

Em nota, o sindicato afirma que as negociações buscam reduzir o impacto sobre os serviços essenciais. A NAV foi procurada, mas ainda não se manifestou.

A paralisação pode provocar um efeito cascata de atrasos e afetar milhares de passageiros em todo o país, especialmente nos horários de maior movimento.

Destaques ISN

Relacionadas

Menu