Getting your Trinity Audio player ready...
|
O influenciador digital Felipe Neto se tornou o centro de uma polêmica nas redes sociais após publicar que está passando férias nos Estados Unidos. A estadia do youtuber no país motivou uma ofensiva do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que convocou seus seguidores no X (antigo Twitter) a exporem críticas antigas de Neto ao governo americano e à figura do ex-presidente Donald Trump.
Na sexta-feira (12), a namorada de Felipe publicou uma foto em que ele aparece com sacolas de compras nos EUA. A imagem viralizou e foi resgatada por opositores políticos do influenciador, que o acusam de hipocrisia por estar no país após anos de críticas à política norte-americana.
Durante a última campanha presidencial dos Estados Unidos, Felipe Neto se posicionou de forma contundente contra Trump — que derrotou Kamala Harris na ocasião — e contra outras autoridades americanas, incluindo o atual presidente, Joe Biden. No entanto, as postagens não estão mais disponíveis no seu perfil, que atualmente conta com apenas 215 publicações.
O deputado Nikolas Ferreira intensificou a mobilização contra o influenciador neste sábado (13), ao escrever: “Coloquem todos os Tweets do Felipe Neto abaixo atacando os EUA e marquem a Embaixada dos Estados Unidos”. A publicação ultrapassou 1,2 milhão de visualizações e recebeu milhares de comentários, com apoiadores compartilhando prints antigos de críticas de Neto não apenas aos EUA, mas também a Israel.
A investida ocorre em um momento de tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, agravadas após o “tarifaço” de 50% imposto por Trump a produtos brasileiros. Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reforçado a defesa da soberania nacional diante do que considera ingerências e acusações indevidas do ex-presidente americano, que também criticou o Supremo Tribunal Federal por condenar Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão por tentativa de golpe.
Famosos também viram alvo de Nikolas
A cruzada virtual do deputado federal se estendeu a outros influenciadores e artistas. Nikolas trocou farpas com o humorista Whindersson Nunes, o comentarista esportivo Pedro Certezas e o cantor Júnior Lima.
Whindersson entrou na discussão ao ironizar a prioridade política de Nikolas, que busca impedir Felipe Neto de entrar nos EUA. “Imagina a missão do deputado que tu votou ser fazer o Felipe Neto não entrar nos EUA. Patético”, publicou. O deputado reagiu com ataques pessoais e postou uma antiga foto de Vitão, ex-namorado de Luísa Sonza, para provocar o humorista.
Na resposta, Whindersson ironizou com uma sugestão de ménage, e o debate se acirrou. Nikolas alegou que tinha 16 anos na imagem publicada e insinuou que evitaria expor a própria família para preservar a “saúde mental” do rival.
Pedro Certezas também foi citado por Nikolas, que afirmou querer impedir que o influenciador consiga visto para ir à Copa do Mundo de 2026, com jogos nos Estados Unidos. Já Júnior Lima foi atacado por ter gritado “anistia é o car***” durante um show no festival The Town. O parlamentar retrucou: “Gritar sem anistia é fácil… difícil é saber quem você é sem a Sandy”.
Até o momento, Felipe Neto não se pronunciou sobre a tentativa de cancelamento de seu visto.