Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Caps Centro, em Santos, promoveu nesta segunda-feira (15) a “Capsminhada”, ação integrada à campanha Setembro Amarelo, que tem como foco a conscientização e a prevenção ao suicídio. A caminhada começou às 10h, na sede da unidade, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, e seguiu até a Praça Palmares, reunindo 15 participantes entre usuários e funcionários.
Durante o percurso, os participantes carregaram placas com mensagens motivacionais para sensibilizar a população. Ao chegarem à praça, formaram uma roda de conversa conduzida pelo residente em terapia ocupacional Gustavo Albuquerque, que falou sobre depressão e prevenção ao suicídio.
— A ideia da caminhada surgiu junto aos usuários do Caps, que sugeriram a atividade física. A unidade não funciona sem ouvi-los — destacou Gustavo.
A psicóloga Simone Ronchetti ressaltou a importância de valorizar sugestões feitas pelos próprios usuários. “Além de ser um espaço de acolhimento, o Caps deve promover atividades que favoreçam a escuta e a proximidade, o que fortalece o cuidado com a saúde mental”, disse.
Já a assistente social e chefe da unidade, Renata Cordella, explicou que a proposta da caminhada foi incorporada à programação de setembro, reforçando os benefícios da atividade física no combate à depressão. Ela lembrou ainda que o Caps atende populações em situação de vulnerabilidade, para as quais o convívio social e o apoio coletivo são fundamentais.
A programação do Setembro Amarelo em Santos segue até o fim do mês, com rodas de conversa, aulas de meditação, yoga, atividades esportivas e culturais em diferentes pontos da cidade, incluindo Jardim Botânico, orla da Ponta da Praia, Caps AD ZOI e o Novo Quebra-Mar.