Getting your Trinity Audio player ready...
|
Fiscais da Vigilância Sanitária e Ministério Público encontraram cenário alarmante no bairro Cássio Rezende; caso pode envolver crimes graves
Um bar localizado no bairro Cássio Rezende, em Uberaba, foi interditado por tempo indeterminado após fiscalização da Vigilância Sanitária, na noite desta quarta-feira (10). A ação foi motivada por denúncia anônima e contou com a presença do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), do Procon Estadual e da Guarda Civil Municipal.
Durante a vistoria, os fiscais encontraram uma série de irregularidades sanitárias e indícios de crimes. Em meio a um ambiente considerado totalmente insalubre, havia carcaças de animais — incluindo um gato morto —, fezes de roedores e engradados de cerveja vencida, alguns com indícios de falsificação. As bebidas estavam expostas ao tempo, sem qualquer tipo de proteção ou acondicionamento adequado.
Nos freezers, o forte odor denunciava alimentos fora do prazo de validade. Em um dos refrigeradores, fiscais identificaram pacotes de calabresa misturados com ração para cachorro, violando todas as normas de segurança alimentar. Também foram constatadas adulterações em rótulos de produtos, armazenamento irregular e ausência de registro fiscal.
Segundo nota da Prefeitura de Uberaba, alguns itens estavam vencidos desde 2019. Além disso, foi encontrado um estoque clandestino de combustíveis no local.
A operação segue nesta quinta-feira (11), com a presença de agentes de combate a endemias e zoonoses, que utilizam um caminhão do mutirão da dengue para o recolhimento de materiais. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também foi acionado para avaliar as condições de trabalho no local, uma vez que há suspeitas de prática de trabalho análogo à escravidão.
A proprietária do bar não foi localizada durante a ação. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público, que investiga ainda a possível ocorrência de outros crimes, como falsificação de bebidas e más condições laborais.