Getting your Trinity Audio player ready...
|
Ação faz parte da Operação One by One X; equipamentos eletrônicos foram apreendidos e serão periciados
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (8), a Operação One by One X em Uberaba (MG), com foco no combate ao armazenamento e ao compartilhamento de material relacionado ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, que resultou na apreensão de equipamentos de informática e um aparelho celular. O material será encaminhado para perícia técnica, a fim de verificar indícios de outros crimes, a eventual participação de terceiros e esclarecer todas as circunstâncias investigadas.
Em nota, a PF destacou que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional recomenda a nomenclatura “abuso ou violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletir de forma mais precisa a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.
A corporação também reforçou orientações de prevenção aos pais e responsáveis, alertando sobre a importância do acompanhamento das atividades digitais dos filhos, conversas abertas sobre os riscos do ambiente virtual e atenção a mudanças de comportamento que possam indicar situações de perigo.