Getting your Trinity Audio player ready...
|
Evento gratuito reunirá especialistas para discutir produção, irrigação e mercado da cacauicultura
Uberaba (MG) sedia, no dia 11 de setembro, o 1º Seminário de Cacau, com o objetivo de apresentar a viabilidade do cultivo da fruta na região do Triângulo Mineiro. O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, das 13h às 18h, com entrada gratuita e vagas limitadas.
A iniciativa é promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Sistema Faemg Senar, Emater e Fazu. A proposta é discutir aspectos técnicos, econômicos e ambientais da cacauicultura, com foco no potencial de adaptação da cultura ao Cerrado Mineiro, especialmente com o uso de irrigação por gotejamento.
Segundo Vinícius Rodrigues, presidente do Sindicato, a ideia surgiu a partir da experiência de um produtor no Oeste da Bahia, onde a produtividade do cacau irrigado ultrapassa 200 arrobas por hectare — número bem acima da média de 30 arrobas nas regiões tradicionais de cultivo. “Essa tecnologia representa um salto em produtividade e rentabilidade, e queremos trazer esse potencial para a nossa região”, afirmou.
Um dos destaques do evento será a participação de Moisés Schmidt, maior produtor de mudas de cacau do Brasil e referência nacional no tema. Também estão previstas palestras sobre o mercado global do cacau, casos de sucesso em São Paulo, sistemas de irrigação e o projeto Agro + Verde, desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com a Cargill, que incentiva a produção no Norte de Minas.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que o seminário é uma oportunidade para pequenos, médios e grandes produtores avaliarem o cacau como uma alternativa viável de renda. “O evento será uma porta de entrada para que o Triângulo Mineiro conheça mais sobre a cultura e se aproxime das inovações do setor”, disse.
As inscrições devem ser feitas online, pelo site da Sympla: link para inscrição. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (34) 99979-8380.