Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sistema autônomo com câmeras ajusta tempo dos sinais conforme o fluxo de veículos
Foi dado início, nesta quarta-feira (03), aos testes de um semáforo inteligente no cruzamento das avenidas Edilson Lamartine Mendes e Santa Beatriz da Silva. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana, vinculada à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
O novo sistema utiliza câmeras para detectar a presença de veículos e, com base nesse monitoramento, o próprio controlador define os tempos dos sinais de forma autônoma. Isso permite aumentar o tempo de verde para a via com maior fluxo e otimizar a fluidez do trânsito no cruzamento.
Segundo o secretário Ulisses Lamas, a tecnologia garante maior eficiência na gestão do tráfego. “A câmera identifica a presença dos veículos e o controlador define o tempo de verde conforme a demanda, priorizando o lado com maior número de veículos”, explicou.
A implantação é realizada por uma empresa especializada, sem custos para o Município. A escolha do cruzamento se deu por ser uma área fora da região central, ideal para testes em diferentes volumes de tráfego. O sistema será avaliado ao longo dos próximos três meses.